Categorias
Produção digital

Por que fazer produção digital?

Produzir e lançar produtos digitais na internet é uma das atividades que melhor se estabelece nos nossos tempos.

Isso porque é uma forma interessante e acessível de levar seus conhecimentos sobre determinado assunto para muitas pessoas.

Para começar a produzir no mundo digital basta ter certa expertise e querer repassar para um público interessado. 

Você pode ser algum tipo de autor independente que vai lançar um ebook sobre sua experiência na área de nutrição, por exemplo.

Ou então, uma empresa que gostaria de levar para o mundo digital seus conhecimentos em gestão de projetos e decide gravar um curso online.

São muitas as possibilidades e geralmente é possível fazer isso com baixo investimento prévio. 

Tipos de produto digital

Produção digital de vídeos

A produção digital abarca uma boa quantidade de diferentes tipos de produtos:

Audiobooks e músicas

Palestras gravadas

Softwares

Ebooks

Vídeo aulas

Infográficos

Documentos diversos, como planilhas 

Scripts

Adesão para sites (clubes de assinatura)

Cada um desses produtos digitais podem ser disponibilizados em plataformas de venda ou o próprio produtor digital pode ter sua plataforma de hospedagem.

O uso de plataformas é indicado pois você automatiza todo processo de inscrição, pagamentos, acessos. Isso pode economizar bastante seu tempo.

O melhor é que os produtores se encarreguem apenas da criação de conteúdos, o que já é um trabalho que exige tempo, criatividade e disciplina suficiente.

Por exemplo, você tem bons conhecimentos e deseja comercializar seu curso de inglês pela internet. 

Só que o tempo de pesquisa e gravação para montar seu curso já te toma toda semana. 

Existem agências, como a Prodigia, que se responsabiliza por toda a co-produção e faz o lançamento do seu curso pela web.

Esse tipo de serviço visa agregar valor a sua marca a partir da criação de conteúdos relevantes e gratuitos em site, blog, redes sociais, entre outros canais digitais.

Essa etapa é importante para que sua empresa se estabeleça de forma sólida no mercado online e você passe a ser uma autoridade dentro do seu nicho.

Etapas do processo

Para ficar mais fácil de saber como fazer sua produção digital, vamos colocar um passo a passo aqui, desde a criação do produto, passando pela hospedagem e chegando nas vendas.

Primeiro passo

Definir qual tipo de produto (ebook, video aula, etc), qual nicho de mercado e qual público-alvo.

Segundo passo

Fazer um planejamento completo das ações que envolvem criação e comercialização do seu produto, incluindo as estratégias de divulgação do seu produto, o posicionamento da sua marca na internet e o tipo de lançamento que vai utilizar.

Terceiro passo

Fazer imagens (capa do produto, posts de rede social e anúncios), textos para blog e site, copywriting para anúncios e página de vendas. Criação e desenvolvimento dos canais digitais.

Quarto passo

Finalizar o produto digital e revisar. Escolher a plataforma e hospedar seu produto digital.

Quinto Passo

Vendas, suporte, atendimento online e avaliação dos resultados.

Fazer produção digital: passo a passo

Reforçamos a importância de se planejar e ter boas escolhas com relação a hospedagem de seus produtos. Uma boa hospedagem traz ao produtor digital muitos benefícios. 

Por exemplo, você terá seus produtos armazenados de maneira segura. As vendas e repasses de comissão para coprodutores ou afiliados é feita automaticamente.

Assim que uma compra é concluída pelo seu cliente o curso online ou ebook que ele adquiriu é imediatamente liberado pela plataforma de hospedagem.

Também, algo importante de ser mencionado, as plataformas tem ambientes seguros de pagamento. Ou seja, os dados pessoais e de cartões de crédito serão dispostos em transações 100% confiáveis.

Se optar pela queridinha dos produtores, a Hotmart, você terá como customizar uma landing page, ou página de vendas, facilmente. A interface é bastante intuitiva.

Geralmente, as plataformas não cobram o registro e a hospedagem. Cada uma tem diferentes comissões que são cobradas por venda. 

Concluindo, existem muitas respostas para a pergunta: Por que fazer produção digital?

São formas de se criar infoprodutos que terão acesso facilitados para seu público. 

As coprodutoras, lançadoras e hospedagens usualmente não cobram investimento prévio. E ainda você terá vários benefícios assegurados nas vendas de seu produto digital.

A Prodigia já se disponiliza aqui para trocarmos contato caso você esteja pensando em ser um produtor digital. 

Deixe seu contato nos comentários do post, nas redes sociais ou na nossa página de contatos.

Leave a Review

O seu endereço de e-mail não será publicado.