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Produção digital

O que é um produtor digital?

O produtor digital é aquele que de fato põe a mão na massa na hora de criar e desenvolver o produto.

No campo dos infoprodutos a gente vê algumas funções que devem ser diferenciadas.

Por exemplo, existe a produção, a coprodução e os lançamentos. E todos esses são trabalhos diferentes com relação a produção digital como um todo.

O produtor é quem está por trás da ideia, da concepção do produto digital. Se tomarmos como exemplo um e-book, o produtor é aquele que tem o conhecimento específico da área e que vai escrever sobre isso.

A coprodução pode editar e revisar o e-book. Os lançadores vão usar de estratégias para alavancar suas vendas.

Um bom resumo para responder esse pergunta é: o produtor digital é aquele que tem um conhecimento acerca de um tema e quer passar sua expertise através de um infoproduto.

Assim sendo, pode-se falar que qualquer pessoa que seja especialista em determinado assunto pode começar a produzir pro mundo digital.

Produtor digital

É ter um conteúdo valioso para passar pras pessoas e escolher distribuir isso via internet.

É claro que depende de alguns fatores técnicos para se colocar um produto digital pra rodar, mas tudo isso está elencado nas próximas sessões desse texto.

O produtor pode ser também uma empresa, uma equipe. Não necessariamente uma pessoa física.

No caso de empresas, é comum ver algumas delas produzir materiais físicos mas também dispor isso em forma de conteúdo digital.

Isso porque é muito mais fácil de aumentar seu alcance quando se distribui produtos via web.

Por isso, uma empresa que trabalha com cursos presenciais pode passar a gravar seus cursos e disponibilizar alguns deles 100% online.

Isso permite que pessoas do país inteiro possam ter contato com aquele conhecimento. E também aquela empresa ficará reconhecida abrangentemente.

Na atualidade é comum ver tanto empresas quanto profissionais autônomos migrarem para a produção digital.

Como fazer um produto digital?

Agora que você já sabe o que é um produtor digital, chegou a hora de entender como fazer o seu produto.

Diante disso, vamos falar sobre o e-book e o curso online, já que são os mais procurados dentre os infoprodutos.

O e-book é o mais simples de fazer, por conta disso muita gente o faz sem nenhum empenho e responsabilidade.

Esse é o erro que você não pode cometer mesmo que o objetivo do seu e-book seja para compartilhamento de forma gratuita. 

Lembre-se, é o seu nome que está ali e é através dele que algumas pessoas vão te conhecer. Logo, é importante escrever bem, sem erros, com um design atrativo e entregar o conteúdo prometido. 

Já comprei e-book de um produtor bem famoso na área de marketing com muitos erros básicos de português, tanto que até hoje não consigo acreditar que foi ele mesmo quem escreveu.

Além disso, a diagramação estava confusa, o que deixava a leitura bem cansativa. 

Esse é um exemplo do que nenhum produtor deve fazer. Ainda mais se for um produtor iniciante (perder a credibilidade é um risco que você não pode correr).

Tanto para o e-book como para o curso online, é fundamental que você tenha um conhecimento avançado na área escolhida para dissertar.

Não adianta escrever ou falar qualquer coisa se o seu desejo é ser autoridade e não chacota no mundo digital. 

O que é preciso para fazer conteúdo em vídeo

Agora, falando especificamente de produto digital em vídeo, é necessário ainda um cuidado especial com equipamentos e edição.

Produção digital : videos

É importante ter um  equipamento de gravação razoável.

Você pode sim gravar com seu celular, mas é imprescindível que a imagem tenha uma boa qualidade. 

Muitos produtores ainda gravam com baixa qualidade, mas se você deseja ter credibilidade desde o princípio, invista em seu equipamento.

Se não tem interesse ou capital para investir, você também pode alugar, emprestar de algum amigo ou gravar diretamente em algum estúdio próprio para esse fim. 

A iluminação é outro ponto muito importante para que seu vídeo fique agradável de assistir.

Você pode comprar equipamento de iluminação básico ou se o orçamento está apertado,  pode gravar durante o dia com iluminação natural (minha preferida e grátis!).

Ao gravar, também é importante qualidade do som. 

Em ambiente fechado e sem ruído, alguns celulares e câmeras conseguem captar bem a sua voz.

Contudo, há como deixar o som ainda melhor com microfones próprios, que podem ser acoplados no seu equipamento deixando a sua voz ainda mais limpa.

Não podemos esquecer que também é essencial um bom programa de edição de vídeos (considerando aqui que você já tem um computador).

Caso você não saiba editar e não tenha tempo para aprender, também é possível terceirizar esse serviço. 

DICA: Um vídeo fluido, sem cortes (ou poucos cortes), fará um grande diferencial na qualidade de seu material e também na construção da sua autoridade. 

Onde hospedar o produto digital

Hoje o que não falta são plataformas para distribuição de produtos digitais, e melhor de tudo: as plataformas gratuitas não perdem para as pagas, melhor dizendo, você não precisa gastar nada para colocar seu curso no ar. 

Normalmente o que estas plataformas cobram é uma taxa por venda, que pode ser um valor fixo ou um comissionamento. 

As principais gratuitas são a Hotmart, líder nesse mercado no Brasil, seguida da Monetizze e Eduzz. 

Particularmente, gosto de trabalhar com a Hotmart, que apresenta uma estrutura mais dinâmica e didática, além do suporte oferecido aos produtores.

Mas cada caso é um caso, por isso veja onde seu nicho se encaixa mais e qual a plataforma que passa mais confiabilidade ao seu público. 

Produzindo um conteúdo digital

No caso de curso online, com o conteúdo na maioria da vezes em vídeo, pode ser um pouco mais complicado. Não é todo mundo que gosta de falar em frente às câmeras. 

Mesmo que esse não seja o seu problema, o trabalho de produção digital que envolve um curso online não implica somente em gravar o conteúdo e publicar, existe toda uma estratégia de marketing por trás para fazer o seu curso decolar. 

O curso online é uma junção de alguns fatores: Excelente conteúdo + Excelente estrutura + Estratégia de Marketing adequada + Suporte ao cliente. 

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