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Marketing Digital

Principais estratégias para fazer marketing digital

Nesse artigo vamos elencar as principais estratégias para fazer marketing digital na intenção de auxiliar você na compreensão de suas definições e possíveis ações.

As estratégias a serem abordadas são as seguintes:

  • SEO
  • Marketing de Conteúdo
  • Inbound Marketing

Se você tem uma empresa e estabelecer sua marca no meio digital através do seu bom posicionamento no mundo da web, esse artigo é pra você!

SEO (Search Engine Optimization)

Sempre que falamos de SEO estamos preocupados com questões como ranqueamento e como chegar no topo das páginas de busca do Google.

Isso porque, como diz o nome, essa estratégia se concentra na otimização de conteúdos para melhor indexação pelos motores de busca.

SEO como estratégia de marketing digital

E por que sempre os redatores SEO e especialistas em marketing digital estão mirando apenas o Google?

Acontece que o Google Search detém 80% desse mercado, portanto, é o funcionamento de seus algoritmos e a correta indexação de conteúdos por este buscador que interessa quando você deseja se estabelecer como autoridade no assunto de sua expertise.

Os outros 20% vão vir no bojo desse trabalho, com certeza. Resumindo, otimize para o Google que também alcançará resultados com Bing, Yahoo, dentre outros.

Essa é uma das principais estratégias do marketing digital, pois permite que você alcance o tão almejado tráfego orgânico para seu site, blog ou loja virtual.

Como não estamos abordando as práticas ou técnicas e ferramentas da otimização para motores de busca e sim a estratégia, temos que considerar algumas etapas pertinentes ao trabalho de planejamento.

Assim sendo, toda estratégia de comunicação passa pela definição de públicos e criação de personas, pensar as intenções de busca, as dores da sua audiência que podem ser solucionadas pelos seus conteúdos. 

Depois é hora de pensar quais resultados você busca alcançar e estipular as metas para chegar até eles.

Dentro do marketing, não é possível pensar ações sem conhecer nosso público ou audiência. Criar personas afina ainda mais esse recorte.

Se você está se perguntando se público-alvo é mesma coisa que persona, a resposta é:

Não!

A definição do seu público-alvo será embasada em dados demográficos, como gênero dos seus usuários, sua localização, idade.

Já a criação de personas é feita pensando em consumidores reais do seu produto e serviço. É um trabalho criativo e mais lúdico. Você dá nome, pensa seus interesses, suas frustrações e problemas.

Ao definir seus objetivos você tem que pensar o que pretende alcançar através do uso dessa estratégia. Ou seja, quer atrair mais audiência? Quer capturar mais leads? Gerar tráfego sem pagar por anúncios? Ser uma autoridade no seu meio de atuação?

Dependendo dos resultados que você precisa obter com o trabalho de SEO, é importante pensar quais ferramentas te trarão dados pertinentes para acompanhar e avaliar sua performance.

Sempre utilize métricas!

Por exemplo, você quer gerar mais vendas no seu e-commerce. 

Utilize o Google Analytics, configure corretamente as metas de conversão que terá dados semanais ou até diários sobre cliques, CTR, número de vendas pela loja virtual, taxa de conversão e o valor total produzido por cada meta (goal) de conversão.

Esses dados permitem que você tenha ótimos feedbacks sobre seus serviços e produtos comercializados no mundo digital. 

Marketing de Conteúdo

Outras estratégia muito conhecida nos dias atuais é o marketing de conteúdo. Você cria Blogs, ebooks, podcasts e vídeos com conteúdo de qualidade para atrair audiência.

Essa é uma forma de chegar ao seu público oferecendo solução para seus problemas mas sem fazer propaganda de sua marca.

É uma das maneiras mais interessantes de qualificar seus leads, produzindo conteúdos que tem um intuito educativo, não expressamente de vendas.

Digo qualificar seus leads porque ao encontrar soluções para suas dores, por exemplo no seu Blog, eles criam uma outra relação com sua marca e vão se aprofundar sobre os produtos e serviços que você oferece.

Marketing de conteúdo

Assim, na hora que ele decidir fechar negócio com você, por saber mais e ter confiança na sua marca, existe uma boa possibilidade do consumidor permanecer na sua empresa.

Produzir conteúdo relevante pode trazer ganhos para sua marca:

  • Aumentar sua autoridade no meio digital
  • Tráfego orgânico
  • Os usuários se engajam
  • Converter leads em clientes
  • Educa o seu mercado para melhores vendas
  • Redução do Custo de Aquisição de Clientes

O planejamento aqui também é importante. Você deve se atentar para quais objetivos, metas e resultados está querendo alcançar e se utilizar de métricas que possam te ajudar a calcular quais seus ganhos reais com essa estratégia.

Escolha os canais que prefere para disseminar seus conhecimentos dentro do que consegue administrar.

Por exemplo, você escolheu o email para levar seus conteúdo para uma lista de contatos. Porém, não está cumprindo com uma periodicidade e está com problemas na hora de automatizar seus disparos. É melhor repensar a escolha desse canal.

Existe um ciclo para as todas as estratégia de marketing digital que parte do planejamento, passa para a execução e depois avaliação dos resultados.

Vamos discutir aqui também, como mencionado, o Inbound Marketing. Como o inbound pode ser pensado como uma metodologia que envolve essas duas estratégias já explanadas acima, ficará mais explícita essa forma de conduzir as estratégias em geral.

Inbound Marketing

Se podemos considerar o inbound como método fica fácil de entender que essa estratégia é maior, pois engloba SEO e Marketing de Conteúdo, sendo uma boa forma de organizar suas ações de marketing como um todo.

Podemos dizer que Inbound Marketing é o conjunto de estratégias que buscam atrair audiência e autoridade para seu negócio, mas de forma sutil.

Se trata de construir uma identificação de seu público com a sua marca através de ações que eduquem seu mercado e mostre seu conhecimento acerca do que produz.

Aqui a jornada do consumidor ou funil de vendas é o que norteia quem produz conteúdos. Isso porque o Inbound Marketing é pensado para atrair, mas também para converter visitantes em clientes.

Dentre as estratégias que podem compor a metodologia do marketing de atração estão o marketing de conteúdo, SEO, conteúdos para redes sociais. 

Todas essas estratégias devem levar em consideração as seguintes etapas:

  • Atrair
  • Converter
  • Vender
  • Encantar
Inboundo Marketing e Funil de vendas

A intenção aqui é nutrir seus visitantes de conteúdos gratuitos e relevantes que possam solucionar seus problemas.

Pense assim, se existem pessoas fazendo buscas na internet o tempo todo é porque estão procurando por textos ou vídeos que resolvam algum problema que ele está tendo.

Ou seja, alguém está querendo montar uma landing page que possa converter mais clientes para sua empresa. 

Mas essa pessoa nunca desenvolveu uma landing page, não sabe nem por onde começar.

Provavelmente ela vai digitar algo parecido com isto no seu buscador de preferência:

“Como montar landing page”.

Se você tem um blog corporativo e atua no ramo do marketing é a hora de organizar seus conteúdos de forma a trabalhar a dor de seus possíveis clientes.

Nesse caso a dor de seu cliente é converter clientes e ele já ouviu falar que landing pages podem ter altas taxas de conversão. 

Utilize SEO para definir palavras-chave e ficar de olho no que seus concorrentes já produziram sobre o tema.

Produza um conteúdo que seja mais completo que todos os blogs e sites que estão respondendo essa pergunta do nosso exemplo. 

Fale como montar uma página de destino, quais elementos ela deve conter para que realmente converta, quais ferramentas ele pode utilizar para criar essa página, como ele deve divulgar sua página para que as pessoas a conheçam, entre outros.

Feito o conteúdo, não esqueça de pedir para Google indexar. Depois, utilize suas redes sociais para compartilhar seu link (link share). 

Esse exemplo que utilizamos para ilustrar é uma união de estratégias combinadas que se estabelecem dentro da metodologia do inbound marketing.

Você estaria utilizando Marketing de Conteúdo, SEO e as Redes Sociais para executar essas ações de forma conjunta.

Você deve estar se perguntando por que não falamos nada específico sobre redes sociais aqui já que esta também é uma das principais estratégias para fazer marketing digital.

Já adiantamos que como este é um conteúdo com alta demanda no mercado, estamos preparando um post especial só para abordar redes sociais.

Portanto, fique de olho e acompanhe nosso Blog! Muitas publicações interessantes estão vindo por aqui.

Esse é para ser um espaço de troca entre as pessoas que se interessam ou precisam saber mais sobre como utilizar técnicas e ferramentas de marketing online e a Prodigia.

Nosso blog foi criado para que possamos solucionar problemas da nossa audiência de forma precisa.

Por isso é muito importante para nós que você deixe nos comentários abaixo suas dúvidas, dicas de conteúdos, feedbacks sobre o que escrevemos.

Assim podemos fazer desse espaço um fórum permanente para discutir questões que nos importa muito e que podem auxiliar você na sua jornada no meio digital.

Nós da Prodigia agradecemos sua leitura atenciosa até aqui e desejamos manter contato com nossos visitante para aprimorar cada vez mais não só nossas postagens mas também nossos serviços de produção digital e marketing. 

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