Dentre os produtos digitais mais famosos no mercado, o e-book é ainda o preferido dos produtores pela facilidade de fazer e de vender.
Há ainda quem utilize o e-book dentro de uma estratégia de vendas, disponibilizando-o de forma gratuita para atrair leads (pessoas interessadas nos seus produtos e serviços) e comercializar algo maior, como um curso online, por exemplo.
Além de atrair leads, acredito que a melhor razão para se fazer um e-book é o fato de que existe muita gente que realmente lê e busca esse tipo de material.
E se o conteúdo for bom, seus próprios clientes divulgam para você!
Mas apesar de fácil, é algo que demanda planejamento. Afinal, o e-book precisa ter uma boa estrutura e compartilhar conteúdo de valor.
Confira a seguir, como fazer seu e-book e as vantagens que ele pode trazer para seu negócio.
Como escolher o tema
Você pode criar um e-book para compartilhar uma história, assim como um livro tradicional e vender em sites como Amazon, por exemplo.
Todavia, nosso objetivo aqui na Prodigia é ensinar você a se tornar um produtor digital, portando, vamos focar na criação de um e-book para captura de leads.

Para escolher um bom tema, pergunte-se:
O que o seu público tem interesse em saber?
Qual temática você já desenvolve nas suas mídias, que você pode aprofundar ainda mais?
A ideia é que seu e-book entregue um conteúdo único, que resolva um problema e que transforme seu lead em um potencial comprador dos seus produtos e serviços.
Criando seu e-book
Tema escolhido? Chegou a hora de escrever e produzir seu material.
Escrevendo o conteúdo
Escreva o conteúdo por capítulo. Assim, além de ficar mais fácil para redigir, fica também mais organizado para o leitor encontrar o que busca.
Também é importante que todo a assunto desenvolvido esteja interligado, além de gramática impecável.
Afinal, esse e-book é a porta de entrada para muitas pessoas conhecerem o seu negócio.
Não sei se você já teve a infelicidade de baixar um e-book de algum produtor e esse estava mal escrito, cheio de erros e sem nenhuma atenção com a diagramação.
Eu já baixei vários assim, de produtores com bastante autoridade no mercado.
No meu caso, perdi a confiança, afinal, se a empresa não tem cuidado com um material de distribuição gratuita, imagina como será o material pago.

Design
O design é a embalagem do seu conteúdo. É o que vai fazer a pessoa se sentir atraída em um primeiro momento e também em seguir com a leitura.
É importante ressaltar que você não precisa ser profissional do Photoshop ou algo do tipo para desenvolver o design da sua capa e da área interna do livro digital.
Você pode utilizar até mesmo o Microsoft Word ou Power Point para desenvolver um material com qualidade visual.
Além disso, existem ainda alguns sites como o Canva e o Crello que possibilitam a criação de um design com aparência profissional mesmo sem nenhuma experiência.
Quer colocar imagens em seu e-book? Você pode buscar por fotos e ilustrações de alta qualidade em sites como Shutterstock (pago) ou Pixabay (gratuito) e deixar o seu trabalho ainda mais atrativo.
Promova
E-book pronto? Salve em PDF ou em outro formato a sua escolha e distribua em seu site, blog, redes sociais e e-mail marketing.
É possível também criar uma landing page somente para seu e-book, seja ele gratuito ou não. Assim, a pessoa interessada poderá acessar a página e entender sobre o que se trata antes de baixar o material.
Uma ideia interessante é fazer parceria com produtores de cursos online de temas correlatos e verificar a possibilidade de entregar o seu e-book como bônus, dentro do curso deles.
Quais os benefícios de um e-book.
Se você já escreve, seja em seu site ou blog, fazer um e-book não será uma tarefa muito complicada.

Além de facilidade na produção, ter um e-book como produto digital é algo que pode trazer algumas outras vantagens para você e para sua audiência. Confira alguma delas:
- Custo de produção baixo. Uma vez produzido, você pode distribuir o arquivo sem custos adicionai;
- Você pode colocar links externos para levar o seu cliente a seu site para adquirir seus produtos ou serviços;
- Um e-book pode ser armazenado e acessado em quase qualquer dispositivo, seja computador, celular ou tablet;
- Como tem formato digital, é um livro ecologicamente correto.
Que outras vantagens você acredita que um e-book pode trazer para um negócio digital?
Deixe sua resposta aqui no comentários!