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Como Fazer um E-book para captura de leads

Dentre os produtos digitais mais famosos no mercado, o e-book é ainda o preferido dos produtores pela facilidade de fazer e de vender. Quer aprender como fazer o seu?

Dentre os produtos digitais mais famosos no mercado, o e-book é ainda o preferido dos produtores pela facilidade de fazer e de vender. 

Há ainda quem utilize o e-book dentro de uma estratégia de vendas, disponibilizando-o de forma gratuita para atrair leads (pessoas interessadas nos seus produtos e serviços) e comercializar algo maior, como um curso online, por exemplo. 

Além de atrair leads, acredito que a melhor razão para se fazer um e-book é o fato de que existe muita gente que realmente lê e busca esse tipo de material.

E se o conteúdo for bom, seus próprios clientes divulgam para você!

Mas apesar de fácil, é algo que demanda planejamento. Afinal, o e-book precisa ter uma boa estrutura e compartilhar conteúdo de valor. 

Confira a seguir, como fazer seu e-book e as vantagens que ele pode trazer para seu negócio.

Como escolher o tema

Você pode criar um e-book para compartilhar uma história, assim como um livro tradicional e vender em sites como Amazon, por exemplo. 

Todavia, nosso objetivo aqui na Prodigia é ensinar você a se tornar um produtor digital, portando, vamos focar na criação de um e-book para captura de leads.

Para escolher um bom tema, pergunte-se:

O que o seu público tem interesse em saber? 

Qual temática você já desenvolve nas suas mídias, que você pode aprofundar ainda mais? 

A ideia é que seu e-book entregue um conteúdo único, que resolva um problema e que transforme seu lead em um potencial comprador dos seus produtos e serviços. 

Criando seu e-book 

Tema escolhido? Chegou a hora de escrever e produzir seu material.

Escrevendo o conteúdo

Escreva o conteúdo por capítulo. Assim, além de ficar mais fácil para redigir, fica também mais organizado para o leitor encontrar o que busca.

Também é importante que todo a assunto desenvolvido esteja interligado, além de gramática impecável.

Afinal, esse e-book é a porta de entrada para muitas pessoas conhecerem o seu negócio. 

Não sei se você já teve a infelicidade de baixar um e-book de algum produtor e esse estava mal escrito, cheio de erros e sem nenhuma atenção com a diagramação.

Eu já baixei vários assim, de produtores com bastante autoridade no mercado.

No meu caso, perdi a confiança, afinal, se a empresa não tem cuidado com um material de distribuição gratuita, imagina como será o material pago. 

estruturando o e-book

Design

O design é a embalagem do seu conteúdo. É o que vai fazer a pessoa se sentir atraída em um primeiro momento e também em seguir com a leitura.

É importante ressaltar que você não precisa ser profissional do Photoshop ou algo do tipo para desenvolver o design da sua capa e da área interna do livro digital.

Você pode utilizar até mesmo o Microsoft Word ou Power Point para desenvolver um material com qualidade visual. 

Além disso, existem ainda alguns sites como o Canva e o Crello que possibilitam a criação de um design com aparência profissional mesmo sem nenhuma experiência. 

Quer colocar imagens em seu e-book? Você pode buscar por fotos e ilustrações de alta qualidade em sites como Shutterstock (pago) ou Pixabay (gratuito) e deixar o seu trabalho ainda mais atrativo. 

Promova

E-book pronto? Salve em PDF ou em outro formato a sua escolha e distribua em seu site, blog, redes sociais e e-mail marketing. 

É possível também criar uma landing page somente para seu e-book, seja ele gratuito ou não. Assim, a pessoa interessada poderá acessar a página e entender sobre o que se trata antes de baixar o material. 

Uma ideia interessante é fazer parceria com produtores de cursos online de temas correlatos e verificar a possibilidade de entregar o seu e-book como bônus, dentro do curso deles.

Quais os benefícios de um e-book. 

Se você já escreve, seja em seu site ou blog, fazer um e-book não será uma tarefa muito complicada.

e-book

Além de facilidade na produção, ter um e-book como produto digital é algo que pode trazer algumas outras vantagens para você e para sua audiência. Confira alguma delas:

  • Custo de produção baixo. Uma vez produzido, você pode distribuir o arquivo sem custos adicionai;
  • Você pode colocar links externos para levar o seu cliente a seu site para adquirir seus produtos ou serviços;
  • Um e-book pode ser armazenado e acessado em quase qualquer dispositivo, seja computador, celular ou tablet;
  • Como tem formato digital, é um livro ecologicamente correto.

Que outras vantagens você acredita que um e-book pode trazer para um negócio digital?

Deixe sua resposta aqui no comentários!

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