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Marketing Digital

Como fazer marketing digital?

Nos últimos anos, percebemos uma crescente procura das empresas pelo marketing digital. Porém para muitos ainda paira a dúvida de como fazer marketing digital. Aqui vamos partir da sua definição para elencar suas principais estratégias, técnicas e ferramentas para a execução das ações que você almeja para aumentar sua audiência e converter clientes para sua empresa. 

Veja quais estratégias, técnicas e ferramentas você precisa para aprender como fazer marketing digital

Com boas estratégias de marketing online e também um planejamento que considere de forma conjunta as técnicas e ferramentas necessárias para medir seus esforços nas campanhas, você estará no caminho para alcançar os resultados almejados. 

Podemos pensar o marketing como uma adequação de produtos e serviços segundo as necessidades de clientes de determinada empresa visando uma otimização do lucro.

O marketing digital não é diferente dessa ideia central mas suas ações estão pensadas e executadas no meio digital.

Faz parte desse campo estratégias como SEO (Search Engine Optimization), Marketing de Conteúdo e também o Inbound Marketing.

Este assunto é bastante abrangente, por isso faremos um bom apanhado aqui sobre seu conceito, suas estratégias, seu funcionamento, suas vantagens.

Se precisa ou quer saber mais sobre essas ferramentas, segue na leitura que a Prodigia está aqui pra te ajudar.

Qual a definição de marketing digital?

Se formos definir o marketing online um bom caminho é pensar sua origem no conceito de marketing.

Para citar um conhecido autor desta área da comunicação social, Philip Kotler conceitua o marketing como o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Hoje em dia com o desenvolvimento da tecnologia e a grande adesão por parte de muitas empresas ao mundo das compras online a mudança de estratégias e ferramentas para se fazer marketing também migraram para a internet.

Assim, se pensarmos bem, uma boa forma de se resumir a definição de marketing digital é justamente a reunião dos esforços de marketing nesse ambiente virtual.

Estratégias de venda e criação de conteúdos relevantes para anunciar produtos e serviços são agora no mais executados de modo online. Utilizando canais digitais como Facebook, Instagram, Google Ads, sites, blogs, landing pages, ebooks, entre outros.

Voltando a dialogar com Kotler e seu conceito já colocado acima, se o marketing é em si um processo social, ele então acompanha as mudanças sociais em curso. 

Uma grande mudança conquistada por nós foi a explosão da internet que alterou a forma de se comunicar permanentemente e no mundo todo. 

Mecanismos de busca e marketing digital

Essa revolução no modo de se comunicar permite que hoje, com o acúmulo de informações existentes neste espaço virtual, nós possamos utilizar estratégias como SEO, Inbound Marketing e Marketing de conteúdo para fortalecer sua marca na web e otimizar suas vendas.

Uma vantagem dessa forma de se fazer marketing está na facilidade em recolher dados para acompanhar resultados de suas ações no meio digital. 

Ferramentas como o Google Analytics, pautadas na ideia de Big Data, trazem relatórios em tempo real de acessos, interações e conversões de clientes em seu site, blog ou loja virtual.

Exemplo de Análise de Big Data com Google Analytics

Cálculos que costumam ser mais complicados antes, como ROI, agora são automatizados e disponibilizados para você de maneira ágil. 

Aliás, dentre as vantagens do marketing digital, para além da possibilidade de interação com o público, a questão da análise e mensuração é um ganho que permite a melhoria constante das ações aplicadas. 

Qual é a função do marketing online?

A função do marketing digital é criar estratégias que tornem o seu produto ou serviço mais atrativos aos leads ou clientes.

Não sabe o que é lead? 

Essa é uma das palavras que mais se escuta entre profissionais de marketing digital. 

Para além da função do marketing digital, vamos falar um pouco do seu funcionamento, através desses conceitos, como o lead.

Lead é alguém que de alguma forma se interessou pelo seu serviço ou produto e deixou seu contato, como email, nome, entre outras possibilidades. 

Existem muitas estratégias que são pensadas para este momento de captura de leads. Landing pages e até pop ups são alguns desses recursos. Resumindo, um lead é um cliente em potencial.

Outro conceito acompanha o dia a dia dos especialistas em marketing é a Persona. Apesar de ser às vezes confundido com o público-alvo, Persona é pensar perfis baseados em clientes reais. 

Criação de personas - Como fazer marketing digital

Você cria realmente um perfil com nome, altura, cor de cabelo, interesses para criar compradores ideais. Facilita o trabalho de segmentação e personalização das ofertas, por exemplo.

A segmentação de públicos e a personalização da experiência de usuários são também conceitos importantes para desenvolver ações que levem as mensagens certas para as pessoas certas. 

O Facebook é um grande exemplo de personalização da experiência, seus algoritmos trabalham identificando perfis de usuários para que no seu feed só seja ofertado produtos e serviços que você gostaria de comprar.

A Netflix também se utiliza dessas estratégias para fazer sugestões de filmes e séries segundo seu perfil de escolha dentro da plataforma. Além dessas empresas muitas outras podem ser citadas como Amazon, YouTube, Spotify. 

Personalização da experiência de usuiário - Exemplo página Netflix

As noções de Jornada do consumidor ou Funil de vendas servem para ilustrar as etapas que um lead passa até se tornar um cliente que pode ou não manter uma relação com sua marca. 

Estratégias para conversão de clientes podem ser executadas através de Landing pages. Estas são páginas de destino que geralmente contam com um formulário para cadastro de leads e também alguma oferta de materiais gratuitos como ebooks. 

O CTA (Call to Action) é muito utilizado para induzir o cliente a fazer uma ação no seu site, loja virtual ou landing page. 

Landing Page Airbnb - Estratégia de marketing digital

Na imagem acima você pode observar como a Airbnb desenvolveu uma landing page que tem altas taxas de conversão. O conteúdo convence visitantes a se tornarem hosts na plataforma colocando uma estimativa de salário semanal que a pessoas pode ganhar.

Além disso, o botão com o call to action já aparece no início da página. Essas chamadas devem ser breves e efetivas, como no exemplo acima “Start Hosting” leva o visitante a rapidamente executar a ação proposta. 

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta muito útil principalmente quando queremos aumentar o tráfego orgânico em nossos canais de comunicação com os leads e clientes. 

Traduzindo para o português, seria uma conjunto de técnicas que levam a otimização dos seus conteúdos para que se posicionem melhor no meio digital através dos mecanismos de busca, como o Google Search. 

Um bom resumo sobre SEO diz sobre as ações que você toma para aumentar o ranqueamento do seu site, blog ou loja virtual. A meta principal é aparecer no topo dos instrumentos de pesquisa.

Google Search - Exemplo de busca e SEO

Todas essas estratégias, recursos e técnicas acima relacionadas são o que garante que a função do marketing digital seja desenvolvida. 

A boa gestão dessas estratégias faz com que alcancemos metas e objetivos para estabelecer sua marca no meio digital, aumentar taxas de conversão de clientes e consequentemente as vendas. 

Ferramentas importantes

Gostamos de pensar no marketing digital como uma junção entre estratégias, técnicas e tecnologias que permitem uma consistente comunicação no mundo da web.

Essa comunicação é executada através de pelo menos três pilares:

  • Criação de conteúdo
  • Design Gráfico
  • Tráfego pago e orgânico

E tudo isso está permeado de técnicas e ferramentas que auxiliam na implementação das estratégias de marketing digital.

Aqui já mencionamos uma gama de estratégias e agora vamos focar nas ferramentas gratuitas que disponíveis para sua empresa no meio digital.

Ferramentas para fazer marketing digital

Mailchimp

Essa ferramenta é uma das mais utilizadas para disparar emails automaticamente. O email marketing é uma forma de manter uma boa relação com seus leads e clientes. 

Acontece que se você já utiliza alguma ferramenta para captura de leads e conquistou um número grande de contatos é hora de pensar na automatização de suas estratégias.

No Mailchimp é possível criar uma campanha e disparar emails para sua lista de uma forma simples e rápida. 

A plataforma é bastante intuitiva o que faz com que qualquer pessoa, mesmo não sendo especialista em marketing, consiga disparar até 12000 emails gratuitamente por mês.

Google Search Console e Google Analytics

Essas são ferramentas imprescindíveis quando nossa preocupação com a comunicação está no tráfego.

Se você está pensando em utilizar a estratégia de SEO, utilize essas ferramentas para otimizar seus conteúdos.

Como é sabido, o SEO é uma forma de otimização para os motores de busca como Google, Bing, Yahoo.

O foco dos especialista em marketing geralmente está no Google pois ele detém 90% desse mercado. Portanto, se estiver otimizando conteúdos para indexação no Google é possível que já vai funcionar para os demais mecanismos de busca.

Para que o SEO seja pensado é importante se basear em análise de dados (Big Data, data Science) para alcançar objetivos de marketing.

O Google Analytics deve ser instalado no seu site, blog, loja virtual através de um pixel. Assim os dados demográficos de sua audiência, taxas de cliques no seu site, taxa de conversão serão rastreados pela ferramenta.

Ou seja, você conseguirá mapear como seus clientes interagem dentro de seu site. Aí Fica mais fácil pensar estratégias segundo métricas.

O Google Search Console é indispensável para o SEO, pois te mostra como sua marca e conteúdos estão sendo pesquisados na web.

A partir disso, é possível perceber quais as intenções do seu público ao pesquisar. Otimize os conteúdos no sentido de solucionar os problemas que as pessoas estão buscando.

WordPress

Se você está interessado em trabalhar com marketing de conteúdo é possível que esteja pensando em construir um blog ou site, talvez os dois.

Criando site e blogs no wordpress - marketing de conteúdo

O WordPress é uma das ferramentas para desenvolver sites mais conhecidas no mundo. Isso porque através dela você pode criar seu site sem ter conhecimentos de programação.

Existe versão paga e gratuita. Nas duas versões estão presentes plugins que vão te auxiliar muito com demais estratégias de SEO, entre outras.

Buffer

Programação de posts nas mídias sociais é altamente indicado para suas campanhas de marketing digital.

O Buffer é uma boa ferramenta que permite o agendamento prévio das suas publicações. Através desse tipo de instrumento, aliado a análise dos dados de Analytics, você programa postagens para horários de maior audiência, entre outras questões.

Vale a pena checar para otimizar suas redes sociais e garantir que seus leads sejam convertidos em clientes.

Canva

Esse instrumento possibilita que você crie arte e design sem ter que criar do zero. O Canva disponibiliza templates para você que precisa de imagens para seu blog ou redes sociais.

É bastante simples e intuitivo, tanto pelo mobile quanto pelo desktop.

É claro que se você tem a possibilidade de contratar designers para criação de uma identidade visual da sua marca o trabalho terá maior qualidade.

Asana

Gestar tudo isso que a gente elencou aqui pode se tornar uma tarefa árdua. Para isso existem ferramentas de gestão de projetos, como o Asana.

Nele é possível criar projetos e tarefas específicas que vão orientar seu time para alcançar as metas que traçaram para clientes ou para sua própria empresa.

A versão gratuita do Asana já é bastante completa. Você consegue coordenar as tarefas de vários setores pelo mesmo gerenciador. 

A versão mobile funciona como se você tivesse uma agenda no seu bolso, com tarefas, cronograma de entrega e a possibilidade de comentar e conversar inbox com seus colegas de trabalho.

SumoMe

Essa ferramenta é aliada na hora de integrar informações e fazer o acompanhamento da jornada do consumidor em sua loja virtual ou site.

As chamadas ferramentas de CRO servem para otimizar seu domínio para conversão de clientes.

Conclusão

Esse artigo passa pelas principais questões relacionadas ao marketing digital desde sua definição até as ferramentas online que permite executar suas ações.

Nossa intenção aqui foi auxiliar aqueles que estão interessados em começar a trabalhar com marketing digital e pretendem estabelecer sua marca no meio digital.

Como podem observar, existe uma plenitude de estratégias, técnicas e ferramentas que devem ser bem articuladas na hora de colocar em prática seu planejamento de marketing.

Se você gostou desse conteúdo, teve dúvidas ou gostaria de dar uma sugestão, deixe seu comentário. 

Queremos que nosso blog sirva também como canal de diálogo com nossa audiência.

Por isso, seu feedback é importante para que nós da Prodigia possamos melhorar cada vez mais nossos conteúdos e serviços.

Para saber mais sobre marketing digital e nossos serviços, siga a Prodigia nas redes sociais e também assine nossa newsletter!

16 respostas em “Como fazer marketing digital?”

Adorei o conteúdo. Apresenta um panorama de tudo que envolve marketing digital de forma simples e descomplicada. Informações muito importante para todo mundo que busca empreender nas redes sociais ou aperfeiçoar a comunicação online . Parabéns !

Olá, Tiago!
Agradecemos seu feedback. A Prodigia acredita que esse tipo de troca é fundamental para a melhoria continua dos nossos conteúdos e serviços.
Acompanhe nossos posts aqui, tem muita coisa boa chegando!
Um abraço

Adorei as informações, o marketing digital é algo que tenho tentado com meu atelie e dicas como essas ajudam muito a conquistar melhores resultados. Algumas ferramentas como o Buffer eu não conhecia. Otimiza o tempo.

Legal, Tania. Ficamos felizes em poder ajudar. Existem mais ferramentas para programação de posts nas redes sociais, e gratuitas.
O Buffer é o mais conhecido, mas dá uma conferida também no Everypost, Latergram e no Social Pilot.

A gente vai escrever um post só sobre esse tipo de ferramenta mais pra frente. Então, acompanha a gente aqui no Blog que tá vindo mais conteúdos pra auxiliar o pessoal com o marketing online.

Valeu!

Parabéns pelo conteúdo. Estamos nesse período difícil em que precisamos aprender a usar essas ferramentas. Adorei conhecer melhor os termos e a logística de toda essa engrenagem.
Já compartilhei, pois muitas pessoas com certeza se interessariam pelo assunto. Abraços

Sou muito leiga no assunto e essa nova fase digital foi a alternativa para novas oportunidades de trabalho.
Com esse artigo muita coisa do “por onde e como começar” foi esclarecedora demais!
Parabéns, obrigada e vida longa a Prodigia!

Obrigada pelo comentário, Ane. O feedback de vocês é muito bem vindo!
Legal saber que ajudamos a esclarecer algumas questões sdobre o mkt digital.
Esse artigo é mais panorâmico, por isso, nossas próximas publicações aqui no Blog vão tratar mais especificamente cada questão abordada nesse texto.

Então, fica o convite aqui para continuar acompanhando o Blog da Prodigia!
Abraços

Muito bom conteúdo, de fácil entendimento, até pra quem não é da área, mas acredito que hj em dia todos acabem se familiarizando um pouco com alguns termos, devido a conectividade em q vivemos. Acho q em qualquer meio de atuação há espaço pro mkt digital e esse é o futuro. Vida longa ao trabalho que se inicia. Parabéns

Olá Katia!
Ficamos felizes em receber seu comentário.
Legal ver que o conteúdo tem ajudado a espalhar alguns conhcimentos dessa área que, como você disse, tem conquistado espaço nos mais diferenciados ramos do mercado.
Valeu!

Excelente conteúdo! Comecei a me aventurar no mundo do marketing digital há pouco tempo e acho que fizeram uma ótima introdução ao assunto, com uma linguagem muito clara e objetiva. Muito obrigado!

Legal, Augusto.
É sempre bom poder levar conteúdos relevantes para nossa audiência.
Esse post é um panorama sobre a atividade. Estamos criando ainda vários conteúdos mais específicos sobre o tema de mkt digital, entre outros.
Fica o convite para acompanhar nossas postagens no Blog e juntos aprendermos mais sobre.

Obrigada pelo feedback!
Até mais!

Muito bom o conteúdo! Texto claro e objetivo. Mesmo não sendo da área, sinto necessidade de dialogar com a mesma, para melhoria no meu trabalho. Vou acompanhar a Prodigia! Vida Longa!!!

Olá, Tassia!
Muito legal poder ajudar com nossos conteúdos. O Blog Prodigia está só no começo. Estamos preparando uma pauta incrível recheada de dicas e novidades sobre mkt digital, SEO, mkt de conteúdo, otimização de redes sociais, e mais…
Quando houver dúvidas ou sugestões para os conteúdos, só deixar o comentário que ficaremos felizes em responder.

A gente se vê por aqui!
Abraços

Excelente texto, muito bem escrito e esclarecedor para pessoas iniciantes ou mesmo que já tenham tido algum contato com marketing digital, como eu, e gostariam de aprofundar. Principalmente a parte de ferramentas !
Estarei acompanhando, esse blog!
Sem contar a aceleração da transformação digital (imposta pelo momento que vivemos ) e que será dominante não importa o que acontecer daqui pra frente. Sendo fundamental buscar conteúdo de qualidade na internet e de fontes confiáveis 👏🏻👏🏻

Olá, Léo.
Que legal que gostou do conteúdo. Estamos num momento de crescente busca por conta das tranformações no mundo digital que você mencionou.
Ficamos felizes em poder ajudar com posts relevantes para nossos usuários.

Acompanha a gente no Blog que tá vindo mais textos por aqui.
Obrigada pelo retorno,
Até mais

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