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Vender online – Utilizando Canais de venda

Ter sucesso na comercialização de produtos e serviços online está diretamente ligado com a escolha dos canais de venda.

Nesse artigo, você vai saber mais sobre o conceito de canal de venda, seu funcionamento, além de melhores canais e dicas. 

O que são canais de venda?

Canal de venda é o local onde se comercializa e/ou promove produtos e serviços, que podem ser físicos ou online. 

Por exemplo, o estabelecimento onde fica a padaria na rua da sua casa é um canal de venda.

Se a padaria começar a vender online, as redes sociais também poderão ser canais de venda.

Logo, independente de ser um negócio físico ou online, canais são necessários para gerar conversão. 

Para investigar qual o melhor canal utilizar, o primeiro passo é definir seu público alvo e conhecer seus anseios e comportamentos.

Essa é uma etapa fundamental!

A seguir, vamos conhecer mais acerca dos canais digitais, afinal quando falamos sobre produção digital, que é o proposito desse site, falamos sobre o universo da internet. 

Como funcionam os canais de venda online

como vender online

Você não precisa trabalhar somente com um canal de venda, muito pelo contrário, você pode ter vários canais, desde que tenha uma boa estratégia além de um bom time para gerenciar. 

Portanto, não é somente colocar seus produtos à venda e sair à francesa.

O canal escolhido precisa ser organizado, planejado, ter um bom suporte ao cliente e cumprir com o prometido. 

No caso de mais canais, é necessário ter uma equipe maior e também mais atenção aos detalhes, afinal, as estratégias para cada canal podem ser bem diferentes. 

No entanto, preciso salientar que é muito importante analisar o nicho e o público alvo para definir os melhores canais para alcançar um bom volume de vendas. 

Afinal, trabalhar com o maior número possível, não aumenta suas possibilidades.

Quais os melhores canais de venda?

Todos os canais de venda online visam te auxiliar a levar seu produtos ou serviços ao seu público na internet. 

Vender online há inúmeras vantagens, dentre as principais, existe a possibilidade de vender sem fronteiras geográficas e sem interrupção, podendo comercializar de forma quase automática, 24h por dia. 

Com isso, vou citar aqui quatro canais que considero os mais importantes e com boa conversão de vendas. 

melhores canais de venda

E-mail Marketing

Algumas pessoas consideram ultrapassado, mas acredite, ainda é possível converter muitas vendas através desse canal. 

O cliente não necessariamente vai abrir o e-mail e adquirir o produto, mas você pode utilizar esse canal para informar e educar em etapas o seu futuro cliente até levá-lo a comprar com você.

Um e-mail marketing bem escrito, bem direcionado, com a linguagem e conteúdo adequado de acordo com cada etapa da sua estratégia de vendas, pode elevar sua autoridade, te ajudar a construir sua audiência e contribuir para um bom volume de vendas.

Marketplace

Talvez você não esteja familiarizado com esse termo “Marketplace” mas vou falar aqui o nome do mais famoso no Brasil e tenho certeza que vai entender a ideia: Mercado Livre.

Estou segura que já conhece!

Sumarizando, um marketplace é um local onde você vende seu produto ou serviço, porém,  compartilhando o espaço na plataforma com outros vendedores. 

A Hotmart é um exemplo de marketplace, porém com foco em produtos digitais e é a plataforma que nós da Prodigia indicamos para nossos clientes. 

É interessante optar por esse modelo de canal se você deseja menor preocupação com burocracias.

Afinal, essas plataformas são responsáveis por recepcionar os pagamento e em alguns casos, os documentos de envio do produto (como frete e declaração de conteúdo, no caso de produto físico).

E-commerce

Agora, um ótimo passo para estruturar sua marca e centralizar suas vendas, é ter o seu próprio espaço de venda online, ou seja, o seu próprio site.

Pois, além de passar mais confiabilidade e ter um visual com a cara do seu negócio, nele você pode gerenciar todas a sua estratégia e ter um contato ainda mais estreito com seu cliente. 

Redes sociais

Não é novidade que cada vez mais os consumidores utilizam das redes sociais para comprar ou pesquisar sobre determinado produto. 

Segunda uma pesquisa realizada em 2019 pela GlobalWebIndex, a média diária que as pessoas passam nas redes sociais é de 143 minutos, ou seja, 2h 38min por dia. 

Esse é um tempo relativamente alto, portanto, uma grande possibilidade de exposição da sua marca e conversão do seu produto ou serviço se utilizar as estratégias adequadas. 

O facebook e o instagram já apresentam opções para que a pessoa possa adquirir seus produtos diretamente nessas plataformas, sem precisar ser direcionado a um site externo, o que facilita o processo de vendas.

À vista disso, é um tipo de canal que pode te proporcionar uma aproximação maior com seu cliente, elevando o valor da sua marca.

Como vender através dos canais de venda digitais?

Já definiu seu público alvo e selecionou o canal ou os canais que deseja utilizar?

Agora siga essas dicas para aumentar suas vendas nos canais digitais.

vender online utilizando canais de venda

Invista em Marketing

Quando pensamos nesse tipo de investimento, já vem aquela sensação de que possivelmente será necessário gastar muitos cifrões para atingir o objetivo desejado, que é converter leads em vendas.

Entretanto, a vantagem de vender online, é que os custos com marketing são reduzidos e também mais fáceis de mensurar e mudar a estratégia se necessário. 

Então, Se você tiver seu público bem delineado, assim como as ações bem definidas, a sua estratégia será ainda mais importante que o montante investido em anúncios. 

Se a estratégia de marketing for bem conduzida, é possível adquirir grandes resultados de forma orgânica. 

Deixe seu canal de venda atrativo

Seja site, redes sociais, e-mail marketing ou marketplace.

Se for desorganizado, mal escrito e com imagens de baixa qualidade, além de não passar confiabilidade e segurança pode converter em zero vendas.

Cuide do seu canal de venda como se fosse uma loja física.

Tenha uma configuração atraente e atualize informações, layout e fotos sempre que necessário.

Tenha um serviço de atendimento ao cliente

É importante ter um canal de suporte para atender às dúvidas e outras questões dos seus clientes. 

Uma vez que, além de favorável para o fechamento das vendas também é uma forma avaliar seu negócio e implementar ações de melhoria. 

Portanto, mesmo que seu canal de venda seja completo em termos de informações sobre seu produto ou serviço, ainda assim é importante a existência de um meio de contato seja ele telefone, whats app, chat ou e-mail. 

A Prodigia trabalha com produção digital, desenvolvendo estratégias de marketing e lançando produtores.

Desse modo, também orientamos nossos clientes quanto aos melhores canais de venda, além de ajudar a estruturá-los com foco em conversões. 

Se você tem, ou está desenvolvendo um produto digital, porém encontrou dificuldades com o planejamento das suas ações de marketing e vendas, preencha o formulário abaixo e nos conte mais sobre o seu projeto, assim poderemos avaliar a possibilidade de uma parceria. 

Até a próxima!

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